segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tinariwen


Amam Íman
Independiente, 2007

Pat Conroy dizia que «sem música, a vida é uma viagem pelo deserto». Para os tuaregs, que vivem no deserto, a música a vida é uma viagem pela música. Para eles, a água é tão importante como a água, que tanta falta lhes faz. O novo disco dos Tinariwen chama-se, precisamente, Amam Íman que, na sua língua, significa «água é vida».
Amam Íman é o terceiro disco do grupo e, sem dúvida, o mais conseguido. Não porque se revele mais sofisticado e bem produzido do que os anteriores, mas porque os membros da banda se tornaram melhores músicos (sublimes os solos das guitarras) e porque souberam substituir a urgência de outros tempos por uma maior profundidade no tratamento das canções que se inspiram na tradição, mas revisitando-a à luz dos blues e do rock’n’roll. Como resistir a cocktail tão convidativo? Impossível. O encanto funciona por demais, basta fechar os olhos para nos imaginarmos nas costas de um dromedário a caminho de um oásis. E como estamos necessitados de oásis!
Não é necessário conhecer a história dos Tinariwen para apreciar a sua música envolvente e hipnótica, contudo seria um pouco como perder o fio à meada. O grupo tuareg - cujo nome vem da expressão «taghreft tinariwen» que quer dizer «a edificação do país» em tamasheq -, nasceu num campo de treino para guerrilheiros na Líbia de Kadafi, em 1984, enquanto os seus membros aprendiam a manejar todo o tipo de armas para se vingar da repressão que conduziu o seu povo ao exílio nos anos 60. Nos intervalos dos exercícios militares, graças às suas guitarras e canções, acabaram por se tornar consciência colectiva e porta-voz de uma cultura que teimava em renovar-se e fazer-se conhecer pelo mundo. Foi o grupo francês Lo’Jo quem descobriu os Tinariwen e os deu a conhecer à Europa, onde rapidamente se tornaram num grupo de culto (em 2005 foram distinguidos com um dos famosos prémios da BBC World, que Mariza também já recebeu).

(Ler entrevista com um dos membros da banda em jorgedelimaalves.blogspot.com)