terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Alela Diane



The Pirate's Gospel
Fargo, 2007

Gravado num estúdio caseiro, com a ajuda do pai (Tom Menig, um praticante de blue-grass que ganha a vida a fazer próteses dentárias), em Nevada City, no norte da Califórnia, no Verão de 2004, The Pirate's Gospel tornou-se, três anos mais tarde, na grande revelação folk do ano. Ouvindo o disco, custa a crer que a jovem (na altura com 20 anos) ainda estivesse a aprender a tocar guitarra e a compor quando gravou estas canções intemporais na companhia de um punhado de amigos e familiares. O timbre muito particular da sua voz e a intensidade do seu canto tem levado muitos críticos a compararem-na com Karen Dalton ou Joni Mitchell, mas também com Josephine Foster, Regina Spektor e Jolie Holland. Comparações disparatadas porventura, mas que dizem muito sobre o patamar em que ela se colocou logo no primeiro ensaio. Embora na folk, geralmente, «menos seja mais», essencialidade e simplicidade raramente rimam de forma tão luminosa e emocionante como neste deliciosamente rústico e intimista «evangelho do pirata», recentemente relançado numa versão «melhorada» com a supervisão da própria artista.