quarta-feira, 25 de março de 2009
Guiné (Conakri)
Authenticité, The Syliphone Years
Soundiata, Rail Band
Sterns Music
Quando, em 1958, a Guiné (Conakri) se tornou independente, o Presidente Sékou Touré propôs-se desenvolver, com base na tradição, uma arte verdadeiramente africana e revolucionária e, especialmente, uma nova música que proclamasse, com autenticidade, o orgulho nacional e o anticolonialismo. Apesar de pobre (quando se foram embora, os franceses levaram tudo o que era possível) o governo subsidiou várias orquestras nacionais e federais e fomentou a competição entre elas através de concursos anuais. A iniciativa gerou, ao longo dos anos, uma explosão de criatividade cuja influência se revelou seminal nos países vizinhos. O duplo álbum Authenticité — The Syliphone Years reúne pérolas gravadas entre 1965 e 1980, incluindo temas nunca editados em disco, e vem acompanhado por um livrete de 44 páginas resumindo a história das melhores orquestras desta época de ouro: Horoya Band National, Bembeya Jazz National, Orchestre de Beyla, «22 Novembre» Band e Palm Jazz, entre outras.
Subintitulado «Belle Époque», Soundiata é o primeiro de três duplos CD dedicados à história da Rail Band do Mali (também conhecida como Super Rail ou Bamako Rail Band), fundada em 1970 pelo saxofonista Tidani Koné e por onde passaram cantores tão singulares e importantes como Salif Keita (1969-72) e Mory Kanté (1972-75). Este primeiro volume — onde se sucedem registos discográficos das várias fases por que passou a banda entre 1970 e 1983 — demonstra bem a versatilidade de uma orquestra que se propôs modernizar a tradição e funcionou sempre como um verdadeiro laboratório musical, fundindo ritmos e influências, do jazz à pop ocidental, da tradição mandinga mais ancestral ao folclore bambarra, passando pelo afrobeat e pelo soukouss congolês.
Reedições como estas da Sterns - que está a fazer um magnífico trabalho de recuperação de gravações históricas - vêm provar que o formato CD ainda tem uma palavra a dizer na difusão das melhores músicas do mundo.