quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Taraf de Haïdouks



Maskarada
Crammed, 2007

Povo nómada por excelência, os ciganos andam há séculos a disseminar as suas músicas pela Europa fora, ao mesmo tempo que vão absorvendo influências dos diversos países por onde passam ou se instalam. Por isso, no princípio do século XX, quando compositores eruditos como Béla Bartók, Aram Khachaturian ou Isaac Albéniz se inspiraram no folclore dos seus países para algumas obras, incorporaram música rom. Os Taraf de Haïdouks, porventura a mais famosa das orquestras ciganas do Leste da Europa, fizeram neste Maskarada o inverso, propondo no seu novo disco composições dos citados autores, mas também de Manuel de Falla, Albert Ketèlbey e Joseph Kosma, para além de temas inéditos. A sua abordagem é muito similar à de certos músicos de jazz - como o Modern Jazz Quartet ou Dave Brubeck -, que criaram um jazz híbrido a que se convencionou chamar na altura «third stream». Conhecidos pela exuberância da sua música festiva e pelo lado quase «selvagem» do seu virtuosismo, a banda romena surpreende pela subtileza das suas orquestrações e o rigor dos arranjos neste registo precioso que escandalizará os puristas do costume.